A halitose, ou o mau hálito, pode causar impactos negativos no convívio e na autoestima. Embora alguns hábitos desempenhem um papel importante nessa condição, certos alimentos podem ser um dos principais fatores relacionados.
Por isso, a New White te apresenta neste artigo os principais alimentos que contribuem para o mau hálito, oferecendo também dicas de higiene bucal e produtos para combater esse problema. Boa leitura!
Alimentos com odor forte
Odores mais acentuados e intensos, característicos de certos alimentos, podem favorecer o desenvolvimento da halitose. Veja alguns exemplos:
- Peixes: o cheiro pode permanecer na boca mesmo após a ingestão.
- Carnes vermelhas: a decomposição de restos de carne entre os dentes pode gerar mau cheiro.
- Queijos fortes: o aroma intenso de queijos como gorgonzola e roquefort pode deixar um odor residual na boca.
- Especiarias fortes: certas especiarias, como curry e cominho podem deixar um hálito forte e característico.
Alimentos com açúcar
Alimentos e bebidas ricos em açúcares possibilitam a criação do ambiente perfeito para o crescimento de bactérias na boca, que produzem ácidos e contribuem para o mau hálito.
- Doces em geral: o açúcar serve de alimento para as bactérias presentes na boca, que produzem ácidos e compostos voláteis resultando no mau hálito.
- Derivados do leite: a lactose é um tipo de açúcar e também pode deixar resíduos que alimentam bactérias.
- Refrigerantes e sucos industrializados: além do açúcar, essas bebidas possuem uma acidez elevada, causando o desequilíbrio do pH da boca e causando o mau hálito.
- Alimentos ricos em amido: pães e massas de farinha branca possuem muitos carboidratos que se convertem em açúcar.
Alimentos com enxofre
Alguns alimentos apresentam o enxofre em sua composição. Quando decompostos pelas bactérias da boca, liberam gases com odor desagradável.
- Alho: contém alicina, que se transforma em outros compostos sulfurosos após a digestão.
- Cebola: também contém compostos sulfurosos que causam mau hálito.
- Alho-poró: da mesma família da cebola e do alho.
- Brócolis, couve-flor, repolho e outros vegetais crucíferos: apesar de nutritivos, podem contribuir para o mau hálito.
Mas, antes de abdicar desses alimentos na sua alimentação cotidiana, considere que não é preciso ser tão radical. Afinal, são saborosos e nutritivos, você não precisa se privar desse momento. O recomendado é moderar o consumo e caprichar na higiene bucal depois.
Tenha em mente também que há outros fatores que podem influenciar essa condição, como tabagismo, condições de saúde e até mesmo a boca seca. Por isso, faça visitas regulares ao dentista.
Leia mais sobre os piores hábitos que causam mau hálito.
Higiene bucal adequada para combater o mau hálito
Escove os dentes adequadamente, capriche na limpeza da língua e utilize produtos específicos para favorecer essa higienização. Por exemplo, o limpador de língua e o enxaguante bucal, que ajudam a remover a placa bacteriana e as impurezas, garantindo um hálito mais fresco.
Conhecendo os alimentos que causam mau hálito e cuidando bem da sua higiene bucal, você não precisará se preocupar e terá a certeza de que seu hálito é fresco e saudável. Conheça a linha completa de produtos New White e diga adeus ao mau hálito!