Alinhar os dentes é um desejo de quem sonha em ter um sorriso bonito e perfeito. Porém, o que comumente afasta as pessoas, além do valor do tratamento, é o fator estético, já que os aparelhos convencionais acabam aparecendo muito e ficam evidentes na boca, deixando muita gente desconfortável em usá-los. Uma alternativa que chegou para acabar com esse problema foi o aparelho invisível.
Quase imperceptíveis, eles são um sucesso entre quem busca um tratamento ortodôntico rápido e discreto. Quer saber como esses alinhadores funcionam? Continue a leitura e confira agora!
Primeiramente, o primeiro passo para colocar um aparelho invisível é fazer um plano de como será o tratamento. Isso é feito por meio de imagens tiradas pelo dentista da boca do paciente e digitalizadas para comparação. O próprio programa feito para trabalhar em conjunto com o aparelho já descreve as fases do tratamento e determina as placas invisíveis que serão usadas ao longo do procedimento.
As placas são transparentes e móveis, e ao início do tratamento usa a primeira delas. Aos poucos, elas vão alinhando os dentes, quando usadas da maneira e na frequência correta.
No momento da refeição, o usuário precisa retirar a placa. Contudo, para que haja um progresso do tratamento, é preciso usar o dia todo, retirando apenas para se alimentar. Depois, é necessário fazer a higienização dos dentes e colocar as placas novamente.
Para quem é indicado?
O aparelho dental invisível é indicado para todas as pessoas que querem e precisam alinhar os dentes. É importante lembrar que uma mordida bem ajustada faz diferença na saúde bucal, melhora a qualidade de vida e é, em muitos casos, uma questão de saúde.
Adolescentes e adultos estão aptos a fazer o uso do aparelho ortodôntico invisível se assim desejarem. No caso dos adolescentes, os alinhadores invisíveis ajudam muito na questão da autoestima, que é um ponto frequente nessa fase da vida.
Já para os adultos, o aparelho invisível é uma boa pedida para quem precisa de mais flexibilidade no tratamento, quer algo mais discreto, ao mesmo tempo, em que deseja alinhar os dentes.
Quais são as etapas para o uso do aparelho invisível
Assim que o paciente vai até o dentista com a decisão de alinhar os dentes, as propostas são apresentadas pelo profissional e, ao escolher os alinhadores invisíveis, o paciente começa o processo, que é, basicamente:
- raios-x e fotografias: onde o profissional vai conferir a situação dos dentes para dar o tratamento adequado;
- trabalho de preparação: feito em alguns pacientes, essa etapa visa ajudar o aparelho a fixar nos dentes da forma correta;
- ajuste: o alinhador será ajustado corretamente ao formato dos dentes do paciente;
- troca de alinhador: quando chegar o momento, haverá a troca de alinhador para o modelo da etapa seguinte;
- por fim, limpeza do aparelho: deve ser feita diariamente pelo usuário, com sua própria escova de dentes.
Enfim, deixar os dentes alinhados é uma decisão de quem se preocupa não só com a autoestima e estética, mas também com a saúde bucal. O aparelho invisível pode ser uma ótima pedida e ajudar a conquistar o sorriso dos sonhos!
E se você quiser deixar seus dentes ainda mais bonitos, não deixe de conhecer os produtos New White, afinal, um clareamento dental caseiro faz toda a diferença e não é caro. Com New White, seu sorriso fica branco a partir de 14 dias de uso, comprove já!
Quer saber outras dicas para ter um sorriso bonito? Acesse o blog New White!