Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como escolher escova de dentes? Confira 5 dicas importantes

Cuidar da saúde bucal é essencial para prevenir cáries, placas bacterianas, tártaro e alimentos acumulados que podem causar mau hálito. 

O primeiro passo é aprender como escolher a escova de dentes certa para garantir um sorriso bonito e saudável.

Continue a leitura e confira cinco dicas para saber qual é a melhor escova de dente para você!

5 dicas para escolher a escova de dentes ideal

  1. Formato da escova de dentes 

Uma escova de dentes é formada pela cabeça, onde ficam as cerdas, e pelo cabo, parte na qual a pessoa segura. O formato da cabeça e do cabo influenciam no alcance dos espaços entre os dentes e no manuseio durante a escovação.

Existem escovas com a cabeça quadrada, arredondada e até triangular, que chega nas áreas mais difíceis da boca. Para quem tem a abertura maxilar pequena, a cabeça da escova usada deve ser menor para o encaixe perfeito.

Já o cabo, precisa ser resistente e flexível para fazer os movimentos da escovação. Os modelos ergonômicos se ajustam às mãos, e os emborrachados, dão firmeza, evitam que a escova escorregue e cause machucados.

  1. Quantidade e formato das cerdas

Para escolher as cerdas da escova, tenha em mente que são elas que de fato vão limpar os dentes.

O importante é que a escova tenha uma abundância de cerdas para permitir que uma maior superfície seja escovada. Quanto ao formato, varia conforme o tamanho da boca, mas as mais indicadas são as cerdas retas e sem borrachas.

  1. Altura e maciez das cerdas

Uma única escova de dentes pode ter cerdas com tamanhos diferentes. Como mencionado, as mais recomendadas são as de cerdas retas, mas as alturas irregulares ajudam a escovar melhor os dentes em algumas situações.

As escovas com cerdas alongadas nas pontas são boas para quem tem problemas ao chegar nos dentes mais fundos da boca. Mas, tome cuidado para não ferir as gengivas, priorize cerdas macias para uma higienização suave e que não desgaste o esmalte dentário.

  1. Tipos de escova de dente

  • Escova infantil: escova feita para crianças. Tem o design chamativo para tornar a escovação divertida, e o material e tamanho padrão para não prejudicar os dentes de leite e dar segurança para a criança escovar os dentes sozinha.
  • Escova elétrica: moderna e prática para facilitar os movimentos. É só passar a escova por cima dos dentes e deixar a tecnologia agir.
  • escova interdental: as cerdas são na forma de um cone para entrar em lugares de acesso limitado. É uma opção para tratar gengivites ou para quem usa aparelho fixo.
  1. Usuários de aparelho dental

Quem usa aparelho ortodôntico deve se atentar ainda mais à escovação, pois além dos dentes, o aparelho em si também deve ser escovado. 

Nos aparelhos fixos, a alternativa ideal é a da escova interdental ou ortodôntica, com cerdas no formato “V” e mais baixas para alcançar os bráquetes e fios.

Já em usuários de aparelho móvel ou próteses dentárias, as escovas com cerdas robustas são melhores, tanto para limpar os dentes quanto os utensílios dentais.

Então, entendeu como escolher escova de dentes? Em caso de dúvidas, consulte um dentista de confiança. 

Veja também 6 dicas para escovar os dentes corretamente e potencialize a sua beleza com os produtos da New White

Deixe um comentário

Copyright © NewWhite. Todos os direitos reservados.