Apesar do seu nome não ser extremamente popular, o edentulismo faz parte da vida de muitas pessoas. Mas, você sabe o que ele significa de fato?
Venha compreender o significado por trás do termo e também as causas e impactos na vida das pessoas nesse conteúdo exclusivo do blog New White. Boa leitura!
Entendendo o edentulismo
O edentulismo consiste na perda dos dentes da boca, podendo ser parcial ou total. Segundo dados do IBGE, cerca de 41% dos indivíduos com mais de 60 anos já perderam todos os seus dentes. Isso faz com que o edentulismo seja extremamente comum entre pessoas de mais idade.
Contudo, existem cuidados que auxiliam a prevenir o edentulismo e para quem já sofre com a condição, uma das alternativas é o uso de próteses móveis.
Continue a leitura para compreender quais são as causas desta condição e mais informações importantes.
Cáries
As cáries podem ser as causadoras de diversos tipos de complicações para um indivíduo — e com certeza também se aplicam ao edentulismo.
Esse problema tem chances de surgir a partir da ingestão excessiva de açúcar, mas seu principal causador é a má higiene bucal. Sem o tratamento adequado, gradualmente a deterioração do dente pela cárie vai se agravando, podendo evoluir para o edentulismo.
Pessoas que atualmente estão na terceira idade, em sua juventude, a rede pública de água ainda não era composta pela água com flúor — a mesma passou a ser usada apenas após 1970 — e esse é um elemento importante para evitar a cárie dentária.
O flúor ajuda na contenção da deterioração do dente, portanto, quem toma esta água no seu dia a dia tem menos chances de desenvolvê-las.
Doença periodontal
Você sabia que a saliva produzida na região bucal protege contra bactérias? Para os idosos, que sofrem naturalmente com uma redução da saliva, isso tem potencial de se tornar um problema.
A doença periodontal é outra causa do edentulismo e acontece quando a placa bacteriana se forma nos dentes. Assim, por consequência, acaba causando a inflamação da gengiva que leva à perda parcial ou total dos dentes da boca.
A perda dos dentes pode impactar o funcionamento do organismo?
Por mais que possam parecer essenciais apenas para a mastigação, a presença dos dentes na anatomia humana tem uma grande importância.
É por isso que a perda deles causa grandes impactos no organismo e na saúde do indivíduo, como, por exemplo:
- risco de problemas no coração: devido a escolhas ruins de alimentação;
- risco de obesidade e complicações gastrointestinais: também, devido a uma possível má alimentação;
- problemas durante o sono: a presença dos dentes influencia as vias aéreas superiores. Sem todos eles, distúrbios como a apneia, com roncos e engasgos, se tornam mais comuns;
- aumento do colesterol: a falta dos dentes afeta a mastigação e o sabor dos alimentos, tornando a rotina de alimentação pobre em nutrientes;
- estomatite: é uma inflamação na boca que pode ser causada por próteses dentárias;
- dificuldades na pronunciação de palavras.
Muito além da saúde do corpo
Além de trazer diversos riscos para a saúde, o edentulismo afeta a saúde mental e a qualidade de vida.
Idosos que sofrem com a condição têm a tendência de se isolarem socialmente — afinal, o sorriso e a fala são formas de interação social.
Geralmente, a autoestima costuma ser afetada com esta condição.
Por isso, é extremamente importante não apenas manter diversos cuidados para evitar o edentulismo como também procurar a ajuda de profissionais, tanto dentários quanto os especializados em saúde mental.
Cuidados importantes
Para evitar o edentulismo, a palavra-chave é prevenção.
É imprescindível manter, desde cedo, uma rotina saudável de cuidado dos dentes, realizando a manutenção e a limpeza correta dos mesmos diariamente — e isso vale para idosos que já lidam com a condição.
Na terceira idade, o uso de creme dental com flúor, antissépticos bucais, uso do fio dental e uma escovação dentária com cuidado e delicadeza são fatores muito importantes.
Eles auxiliam a prevenir possíveis problemas com as próteses dentárias para quem lida com o edentulismo.
O acompanhamento constante com um profissional da odontologia é imprescindível — não apenas para checagem de rotina, mas também para prevenir futuras complicações das próteses.
Quer cuidar melhor da sua boca? Venha ler algumas dicas sobre saúde bucal e higiene pessoal!