Você já tentou usar o enxaguante bucal e não sentiu diferença? Ou mesmo comprou um enxaguante com fórmula que arde muito e até pensou em desistir? Fique tranquilo! Neste post, a New White esclarece todas as suas dúvidas sobre enxaguante bucal. Boa leitura!
1. Qual a função do enxaguante bucal?
Ele possui ingredientes em sua composição capazes de combater micróbios e bactérias, reduzir placas, evitar cáries e proporcionar uma sensação de limpeza, além de proporcionar um hálito fresco.
É importante ter em mente que o enxaguante não substitui a escovação, é necessário utilizar a escova e o fio dental todos os dias, ao acordar, após as refeições e antes de dormir.
2. Quando se usa o enxaguante bucal?
O enxaguante deve ser utilizado principalmente após a escovação dos dentes, mas também pode ser útil em outros momentos, veja:
- entre as escovações: se você não puder escovar os dentes, seja por esquecer a escova ou outro motivo, o enxaguante bucal é uma ótima opção para diminuir as bactérias da boca;
- refrescar o hálito: o enxaguante bucal também ajuda a evitar o mau hálito, proporcionando uma sensação de frescor e limpeza;
- em casos de cirurgias ou aftas: seu dentista pode recomendar o uso de um enxaguante bucal específico para auxiliar na cicatrização ou aliviar dores e inchaços.
3. Qual a importância do flúor para o enxaguatório bucal?
O flúor fortalece o esmalte dos dentes e previne cáries, além de diminuir o surgimento das placas dentárias. Esse componente é muito comum no enxaguante bucal clareador.
-
O enxaguante bucal faz mal?
Se usado corretamente, é seguro, mas o uso excessivo do enxaguante com álcool pode ressecar a boca e aumentar a sensibilidade nessa região. Em hipótese alguma ele pode ser ingerido.
Portanto, o enxaguante é de uso externo e atua somente como enxágue, gargarejo e bochecho.
4. Como usar o enxaguante bucal?
Você pode usar após escovar os dentes e passar fio dental. Enxágue conforme as instruções da embalagem e faça bochecho por cerca de 30 segundos a 1 minuto. Depois, é só cuspir e aproveitar o hálito fresco.
5. Por que o enxaguante arde tanto?
Alguns enxaguantes bucais possuem uma composição com antissépticos mais fortes, como a clorexidina. Esse tipo de agente tem o poder de eliminar as bactérias, mas pode causar uma sensação de queimação ou ardor, especialmente quando apresenta álcool em sua composição.
6. Qual a diferença entre enxaguante bucal com e sem álcool?
A principal diferença é a quantidade ou teor de álcool. Enxaguantes com álcool podem ser mais fortes, atuando de forma mais direta nas doenças causadas pela má higiene bucal, ou mesmo em casos específicos. Muitas pessoas gostam de usar enxaguante com álcool porque sentem uma sensação maior de limpeza.
Enxaguantes sem álcool são mais agradáveis para o uso, indicados principalmente para quem tem a região da boca sensível, quando possui alguma ferida, como aftas e cortes, ou mesmo para as crianças.
Viu como é fácil acabar com a halitose e cuidar dos dentes? Continue em nosso blog para saber mais dicas sobre cuidados com a sua saúde bucal!