O fio dental é um dos itens que complementa o efeito da escovação dos dentes, sendo essencial para remover os resíduos de alimentos e placas bacterianas nos lugares que a escova não alcança.
Continua na dúvida sobre a importância do fio dental na sua rotina? Confira nesse artigo exclusivo do blog New White e saiba como começar a introduzir o fio dental na sua rotina de cuidados com a boca!
4 formas que o fio dental cuida da boca
1 – Prevenção de cáries entre os dentes
Mesmo quando bem feita, apenas a escovação não consegue limpar completamente os espaços entre os dentes. Esse acúmulo de restos de alimentos podem levar a formação de cáries entre os dentes, as chamadas cáries interdentais.
Ao passar o fio dental corretamente, as partículas de sujeira e bactérias são removidas, evitando o processo de desmineralização do dente, que leva à cárie.
2 – Combate ao desenvolvimento de gengivite e periodontite
Outro caso que pode acontecer graças ao acúmulo de sujeira entre os dentes e na gengiva é o desenvolvimento da gengivite e periodontite.
Isso acontece porque a placa bacteriana acumulada na linha gengival pode inflamar, levando de fato a gengivite, que quando não tratada, se torna a periodontite. Essas doenças comprometem os tecidos de suporte dos dentes, levando ao enfraquecimento e até a perda total do dente.
Ao passar o fio dental, você elimina resíduos e placas entre os dentes e próximo às gengivas, reduzindo a inflamação e evitando o surgimento de doenças.
3 – Controle da halitose
Além de não escovar a língua e não fazer a limpeza regular da boca, o mau hálito, ou halitose, também pode ser causado por restos de comida presente nos dentes e as bactérias da boca.
Com o uso do fio dental, os resíduos são removidos e não se decompõem na boca, sem gerar nenhum odor desagradável, deixando o seu hálito fresco e cheiroso por muito mais tempo.
4 – Mantém os dentes fortes ao longo da vida
Você sabia que as doenças periodontais e cáries são os grandes causadores da perda dentária? Então, ao utilizar o fio dental, estará preservando toda a sua dentição ao longo da vida, evitando o uso de dentaduras ou próteses.
5 – Melhora da sua saúde
A boca é a porta de entrada dos alimentos, importantes para manter a saúde do corpo. Uma boa mastigação desempenha um importante papel para a absorção dos nutrientes, fortalecendo todo o organismo plenamente.
Ao cuidar dos dentes com o fio dental, infecções são evitadas, reduzindo o risco de problemas sistêmicos relacionados à saúde bucal.
Como não esquecer de passar o fio dental?
Deu para notar que adicionar o fio dental à rotina de higiene bucal é fundamental para garantir uma boca limpa, saudável e livre de doenças. Mas, muitas pessoas não sabem como e quando fazer isso.
Para um uso correto:
- Escolha o fio dental certo para os seus dentes;
- Corte cerca de 40 cm de fio, enrolando a maioria em um dedo de cada mão;
- Coloque cuidadosamente na boca, deslizando o fio entre os dentes com movimentos suaves
- Limpe as superfícies de todos os dentes, incluindo a lateral do dente vizinho e a linha da gengiva.
Algumas recomendações para a limpeza são:
- Faça o uso diário, principalmente antes de dormir;
- Utilize o fio dental juntamente com uma escovação completa;
- Para manter a sua boca mais limpa, adicione o enxaguante bucal na sua higiene;
- Caso tenha notado sua gengiva dolorida e vermelha, causando incômodo no momento da escovação, procure um profissional.
Ainda tem dúvidas sobre como passar o fio dental? Venha ler quais os cinco erros mais comuns no seu uso e como evitá-los!