O clareamento dental é uma excelente opção para garantir um sorriso bonito e jovem, tendo um efeito direto na autoestima.
Dúvidas podem surgir com relação a este procedimento em caso de gengivas sensíveis. Para entender como isso afeta o clareamento dental, confira o conteúdo separado abaixo preparado pela New White!
Sensibilidade na gengiva
Uma gengiva sensível, na grande maioria das vezes, é sinal de maus cuidados com a higiene bucal. A dor ou irritação na gengiva pode ter muitas causas, mas a mais comum costuma ser a falta de escovação dos dentes, ou até mesmo a escovação feita de maneira incorreta.
Quando isso acontece, as bactérias presentes na boca tendem a acumular na gengiva. Com a falta da escovação, elas não são removidas e acabam se transformando em cálculo dental, o tártaro.
Quando ele não é tratado, acaba se transformando na gengivite, que é o primeiro estágio da doença periodontal, que é uma doença gengival avançada. Também existem casos onde a sensibilidade na gengiva acontece facilmente devido a alguns fatores na saúde de um indivíduo.
A diabetes, obesidade, má nutrição, uso constante de tabaco, entre algumas outras condições, podem ser fatores de risco e facilitar o aparecimento da sensibilidade na gengiva.
Como identificar a sensibilidade
É difícil identificar se a sensibilidade está nos dentes ou na gengiva. Isso porque, na maioria das vezes, tudo que envolve a saúde bucal parece ter alguma relação com os dentes. É importante ressaltar que a sensibilidade na gengiva tem algumas características marcantes e visuais.
Ao escovar os dentes, você percebe que a sua gengiva costuma sangrar sem um motivo aparente? Ou então, percebe ela extremamente irritada e sensível? Essas são as manifestações mais comuns da sensibilidade na gengiva.
A partir dessa identificação, uma série de cuidados com a gengiva precisam ser realizados. Desde consumir alimentos que fortalecem os dentes, até fazer o uso de cremes dentais específicos para combater a sensibilidade.
Gengiva sensível impossibilita o clareamento dental?
Apesar da gengiva sensível ser uma condição que causa incômodo, ela não te impede de investir em um clareamento dental.
O processo de clareamento costuma deixar a região bucal mais sensível, inclusive gerando uma sensibilidade temporária nos dentes e nas gengivas. É de praxe que a gengiva seja protegida durante todo o procedimento, independente de estar sensível ou não.
Porém, alguns cuidados a mais devem ser tomados em casos de um clareamento com a presença da sensibilidade gengival.
Minimizando desconfortos com o clareamento
O primeiro cuidado que deve ser tomado é o acompanhamento constante com um profissional dentista.
A presença da gengivite pode tornar o processo de clareamento mais difícil e mais desconfortável. Por isso, é imprescindível garantir que não esteja cometendo nenhum erro ao realizar um clareamento com o seu Clareador New White.
É ideal proteger a sua gengiva com barreiras gengivais, fazer o uso de géis específicos que protejam a sua gengiva durante o clareamento e fazer a limpeza prévia do tártaro com um dentista.
O clareador da New White não apenas conta com certificação da ANVISA como um produto seguro, como também reduz a sensibilidade dental e previne contra doenças periodontais, sendo um grande aliado do cuidado com a gengiva. Ele não possui em sua formulação agentes clareadores que podem causar sensibilidade na gengiva.
Esse é o produto ideal para você ter um sorriso bonito, ao mesmo tempo que cuida da sua saúde gengival!
Fontes:
https://odontolinea.com.br/clareamento-doi-a-gengiva/
https://portaldosorriso.com.br/sensibilidade-apos-o-clareamento-dental-o-que-fazer#tipos
https://www.colgate.com.br/oral-health/tooth-sensitivity/sensitive-gums-vs-sensitive-teeth