Você sabe identificar os grânulos de fordyce? As pequenas bolinhas que aparecem nos lábios, bochechas e até nos órgãos genitais, apesar de não trazerem dores, esteticamente, podem afetar a autoestima e até gerar dúvidas sobre os motivos do seu aparecimento.
Para que você conheça mais sobre esse assunto, sua causa e tratamento, o blog da New White preparou um conteúdo completo com as informações mais importantes sobre os grânulos de fordyce. Tenha uma ótima leitura!
O que são grânulos de fordyce?
É chamado de grânulos de fordyce as bolinhas brancas ou amareladas que surgem na região dos lábios, parte interna da bochecha, amígdalas e órgãos genitais.
Apesar do nome diferenciado, esse quadro se refere às glândulas sebáceas aumentadas, por isso, não trazem nenhuma dor, desconforto ou consequência mais séria e prejudicial de fato para a saúde.
Causas e sintomas
Segundo os especialistas, os grânulos de fordyce estão presentes no organismo desde o nascimento, no entanto, apenas na fase da adolescência que ele costuma se manifestar, muito por conta das alterações hormonais comuns da puberdade.
É essencial saber que os grânulos não têm relação nenhuma com herpes, sapinho, ou até outras doenças sexualmente transmissíveis. O desencadeamento desse quadro é muito mais por um fator genético e hormonal, do que alguma bactéria ou vírus. Exatamente por esse motivo, o granulos de fordyce não são transmissíveis.
Grânulos de fordyce na região da boca
É essencial lembrar que caso tenha alguma coceira ou desconforto, provavelmente o quadro apresentado na sua região bucal não seja por conta dos grânulos. Para alguns dentistas, os grânulos de fordyce podem ser considerados um quadro benigno, já que ele não afeta negativamente a saúde.
Por ter um aspecto parecido com espinhas, essa desordem sebácea pode ser confundida com alguma doença. Em caso de dúvidas, é sempre ideal fazer uma visita em um especialista para ter um diagnóstico e encontrar um tratamento alinhado com os sintomas apresentados.
Tratamentos efetivos para o grânulos de fordyce
Apesar de serem interpretados como algo bom, os pacientes afetados pelos grânulos de fordyce podem sentir um grande desconforto estético, principalmente porque as bolinhas não desaparecem sozinhas.
Atualmente, existem alguns tratamentos que conseguem auxiliar mais a autoestima diante dessa situação. Conheça algumas opções seguras:
- pomadas e cremes: a tretinoína ou ácido dicloroacético são ativos que ajudam a melhorar o aspecto dos grânulos, ajudando também o aspecto de outras alterações na pele;
- micro-punção: uma ferramenta semelhante à caneta faz pequenas perfurações na pele para tirar as bolinhas, sendo necessário anestesia local e não deixa cicatrizes;
- laser de dióxido de carbono: essa solução pode deixar cicatrizes e utiliza um raio de luz forte para tirar os grânulos;
- curetagem com eletrocoagulação: com um aparelho de eletrocoagulação, o tecido é destruído, mas é possível ter uma nova formação de grânulos de pele.
Existe alguma prevenção para esse quadro?
Infelizmente essa é uma condição que não há como prevenir, já que seu aparecimento varia conforme o organismo e níveis de hormônio.
No entanto, ao estabelecer algumas rotinas mais saudáveis, é possível evitar o surgimento de doenças orais de fato e outros problemas bucais.
Em todo o caso, é ideal:
- manter a higiene bucal, escovando os dentes pelo menos 3 vezes por dia;
- usar enxaguante bucal a cada escovação;
- não esquecer de usar o fio dental;
- fazer a limpeza facial com produtos específicos para essa região.
Quer saber mais sobre doenças bucais? Confira o artigo que conta quais as bactérias mais comuns na boca que afetam a saúde oral!
FONTE:
https://www.tuasaude.com/granulos-de-fordyce/
https://www.codental.com.br/blog/granulos-de-fordyce-entenda-tudo-sobre/