Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A importância da higiene bucal na prevenção de doenças respiratórias

Mulher recebendo procedimento ortodontico

A saúde bucal possui um papel importante na manutenção do bem-estar geral, influenciando não apenas os dentes e gengivas, contribuindo também para o sistema respiratório.

Este artigo preparado pela New White explora como a má higiene bucal pode contribuir para o desenvolvimento de doenças respiratórias e oferece dicas práticas para manter uma boa saúde bucal e, consequentemente, prevenir problemas respiratórios. Ótima leitura!

Como a Higiene Bucal afeta a saúde respiratória

Bactérias e infecções na boca podem causar impactos negativos para os pulmões, levando a condições mais graves como pneumonia, bronquite e a exacerbação de doenças crônicas como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). 

Na boca ficam abrigadas uma alta quantidade de bactérias, que podem ser controladas por meio de limpezas bucais adequadas. Em casos de negligência na limpeza dos dentes e gengivas, pode ocasionar o acúmulo de placa bacteriana, resultando no aumento das doenças periodontais.  

Vale ressaltar que essas bactérias podem facilmente migrar para o sistema respiratório, principalmente em pessoas mais vulneráveis, como aquelas com imunidade comprometida e idosos. 

Estudos mostram uma forte correlação entre a saúde bucal e a saúde pulmonar. Segundo um estudo feito com mais de 250 pacientes no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ter um protocolo adequado de higiene oral reduz em até 60% as infecções respiratórias na UTI. Isso mostra que ter boas práticas de limpeza com dentes é essencial em todos os contextos. 

Mecanismos de infecção respiratória relacionados à saúde bucal

Durante o sono ou em casos de imunidade baixa, bactérias da boca podem ser aspiradas para os pulmões, ocasionando graves infecções, como pneumonia. Já as doenças periodontais podem ocasionar resposta inflamatória crônica, afetando todo o corpo, incluindo os pulmões.

Além disso, essas bactérias orais podem se espalhar pela corrente sanguínea, atingindo os pulmões, ocasionando ou até mesmo piorando infecções respiratórias. 

Dicas práticas para ter uma boa higiene bucal

Para reduzir riscos de infecções respiratórias causadas pela saúde bucal, é ideal seguir algumas dicas simples, porém eficazes de limpeza oral.

  • Escovação correta dos dentes: escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia com creme dental fluoretado, de preferência sempre após as refeições.
  • Uso regular de fio dental: utilize o fio dental diariamente para remover a placa e restos de comida entre os dentes, onde a escova geralmente não alcança.
  • Enxaguantes bucais antibacterianos: reduzem a quantidade de bactérias na boca e produtos com clorexidina são especialmente eficazes.
  • Visitas regulares ao dentista: faça check-ups dentários pelo menos duas vezes ao ano para detectar e tratar problemas bucais precocemente. 

Dúvidas frequentes relacionadas a ligação da higiene bucal com doenças respiratórias

A New White responde agora algumas dúvidas comuns relacionadas às doenças respiratórias e à higiene bucal.

Como a higiene bucal afeta a pneumonia?

Quando a boca não é higienizada corretamente, bactérias podem se proliferar e formar placas dentárias. Durante o sono ou em casos de pessoas com dificuldades de deglutição, aumenta a possibilidade das bactérias serem aspiradas para os pulmões, causando infecções. Essa aspiração é uma das causas comuns de pneumonia, principalmente em idosos e pacientes hospitalizados.

Quais sinais representam que a saúde bucal está afetando a respiração?

Alguns sintomas como sangramento ao escovar, gengivas inchadas e infecções respiratórias recorrentes podem indicar que a saúde bucal está tendo um impacto negativo na respiração.

Importante: em caso de sintomas, procure um médico especialista para identificar o problema e passar um tratamento adequado.

Com práticas simples de cuidados com a sua higiene bucal você estará ajudando a proteger o sistema respiratório e promover um bem-estar completo.

Crie uma rotina diária de cuidados e utilize os produtos New White para potencializar os resultados!

Fontes:
https://website.cfo.org.br/protocolo-adequado-de-higiene-oral-reduz-em-ate-60-infeccoes-respiratorias/

https://jornal.usp.br/ciencias/higiene-bucal-na-uti-reduz-em-56-infeccoes-respiratorias/

https://idental.com.br/blog/a-importancia-da-saude-bucal-na-prevencao-da-pneumonia/

Deixe um comentário

Copyright © NewWhite. Todos os direitos reservados.