A conexão da limpeza bucal e do bem-estar cardiovascular desperta interesse para um cuidado maior da saúde em geral. Pesquisadores e profissionais estudam e comentam sobre a relevância de evitar o desenvolvimento de doenças periodontais e cardíacas.
Este artigo visa explorar e esclarecer a relação entre higiene bucal e coração, oferecendo um entendimento sobre como cuidar da boca pode ser crucial para o coração.
Relação entre higiene bucal e saúde cardiovascular
Estudos científicos revelam que a presença de doenças bucais, como a gengivite e a periodontite, pode estar associada a um risco acentuado de adquirir problemas cardíacos.
A inflamação crônica presente nas doenças periodontais podem desencadear processos que afetam os vasos sanguíneos e aumentam a probabilidade de ocorrência de enfermidades cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Determinadas bactérias provenientes de infecções dentárias podem entrar em contato com a corrente sanguínea, desencadeando reações inflamatórias que afetam o sistema cardíaco. Por isso, a manutenção de uma higiene bucal adequada não só assegura a saúde dos dentes, mas também desempenha um papel fundamental para um coração saudável.
A importância da saúde da boca para o coração
De acordo com dados do Instituto do Coração (InCor) da Universidade de São Paulo (USP) mostram que “36% das mortes por problemas cardíacos e 45% das doenças cardíacas são de origem dental”. Isso comprova a importância da higienização oral para o órgão central.
Se você deseja ter um sorriso saudável e ficar longe de adversidades no coração, é preciso ir ao dentista com frequência para observar e tratar possíveis infecções dentárias. Assim, a promoção da saúde completa é garantida, protegendo todas as partes vitais do corpo humano.
Dicas de como manter a higiene bucal e prevenir problemas cardíacos
Para preservar uma boa higiene da boca e evitar doenças no coração, é fundamental adotar práticas de limpeza regulares dos dentes, gengivas, língua e demais partes da região bucal.
Aqui estão algumas orientações a serem seguidas:
- escovação: escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, de preferência, após as refeições, usando uma escova de cerdas macias e creme dental de qualidade;
- fio dental: use fio dental na escovação para remover os resíduos de alimentos e placas bacterianas entre os dentes e na gengiva, onde a escova pode não alcançar;
- enxaguante bucal: adicione também um enxaguante bucal no seu dia a dia, reduzindo as bactérias da boca, escolhendo conforme a recomendação de dentistas;
- visitas ao dentista: marque consultas regulares com dentistas para fazer um acompanhamento adequado da saúde bucal, identificando problemas precocemente e recebendo tratamentos profissionais sobre como manter uma boa higiene bucal;
- alimentação saudável: faça uma dieta equilibrada para conservar a saúde do corpo e dos dentes, reduza alimentos açucarados e ácidos e priorize alimentos nutritivos.
Continue a leitura sobre a relação entre saúde bucal e coração com mais conteúdos da New White e saiba quais são as principais doenças causadas pela má higiene bucal.
Fonte:
Jornal da USP: