Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Hiperdontia: o que é e quais os riscos para saúde bucal

Mulher passando por tratamento odontológico

Você já ouviu falar em hiperdontia? Essa condição, apesar de não ser muito comum, pode afetar qualquer pessoa. A maioria dos pacientes apresentam uma quantidade padrão de dentes, enquanto alguns podem apresentar mais. Mas, será que isso é um problema? 

Nesse artigo, a New White mostra melhor o que é esse quadro e quais os cuidados diários que ajudam a manter a saúde dos dentes em geral.

O que é hiperdontia?

A hiperdontia é uma condição que se caracteriza pela existência de mais dentes do que 32, a quantidade padrão de dentes permanentes nos adultos. Esses dentes a mais são os chamados dentes supranumerários, que podem ter a aparência comum ou um formato diferente dos outros.

A causa desse quadro é desconhecida, tendo ligação com fatores genéticos que podem aumentar a probabilidade. Em alguns casos, os dentes extras podem pressionar os dentes próximos ou crescer no sentido errado, causando incômodos.

Principais riscos da hiperdontia

Entre os principais problemas sofridos por quem tem hiperdontia, está a dificuldade na mordida. Dependendo de onde dentes “extras” estão posicionados, eles podem desalinhar a arcada dentária, causando desconforto ao mastigar e até dores na mandíbula.

A hiperdontia pode dificultar a limpeza bucal, já que os dentes a mais tornam a escovação e o uso do fio dental complicado, favorecendo o acúmulo de placa bacteriana. 

Cuidados com a saúde bucal

Cuidar da higiene bucal é indispensável para manter o sorriso radiante e a saúde do corpo em geral. No caso de quem tem hiperdontia, esses cuidados são altamente importantes para evitar problemas com os dentes. 

Veja dicas simples que mantêm a boa higiene bucal e a saúde em dia, prevenindo problemas mais graves:

  • Escovação correta: escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia é essencial para remover os restos de alimento e evitar a formação de placa bacteriana; 
  • Uso do fio dental: o uso do fio dental deve ser diário e é indispensável para remover os resíduos que ficam entre os dentes, onde a escova não alcança;
  • Alimentação equilibrada: a alimentação e a saúde bucal possuem uma forte relação. Evitar o consumo excessivo de açúcar e corantes ajuda a manter o sorriso bonito e saudável.
  • Consultas regulares ao dentista: visitar o dentista ao menos uma vez por ano é essencial para detectar qualquer problema de forma precoce, evitando complicações maiores.

A hiperdontia pode ser uma condição desafiadora, mas com os cuidados certos, é possível prevenir muitos dos problemas que os dentes supranumerários podem causar. Não se esqueça de ter uma rotina diária de higiene bucal e consultar regularmente o dentista, afinal é isso que garante um sorriso mais bonito e a boca livre de problemas. 

Gostou desse conteúdo? Continue navegando no blog da New White e leia mais sobre os alimentos que fortalecem os dentes!

Deixe um comentário

Copyright © NewWhite. Todos os direitos reservados.