Muito se fala sobre a sensibilidade nos dentes, suas causas, como tratar… Mas, no meio de tanta informação, como saber o que é verdade e o que é mito? Venha conhecer alguns dos principais mitos e verdades acerca da sensibilidade nos dentes. Boa leitura!
O que é a sensibilidade?
Antes de mais nada, você sabe o que é a sensibilidade nos dentes? A sensibilidade nada mais é do que aquela dor ou desconforto que as pessoas podem sentir ao comer algo muito gelado. Outros estímulos, como alimentos muito quentes, doces ou ácidos, por exemplo, também podem levar a essa sensação.
Continue para conhecer de fato alguns mitos e verdades sobre o assunto.
Mitos
Aqui estão alguns mitos acerca da sensibilidade nos dentes.
É uma doença
Ao contrário do acreditado por muitos, a sensibilidade é uma consequência de alguns hábitos ou problemas. Portanto, não é uma doença e sim um sintoma.
É causada só pela cárie
Apesar de a cárie ser uma das causadoras da sensibilidade, ela não é a única! Entre as possíveis causas, estão a má escovação, gengivite, cáries, esmalte desgastado, entre outras.
É o mesmo que dor de dente
Sentir dor no dente nem sempre significa sensibilidade. Muitas vezes, a dor pode estar relacionada com algum outro problema, como uma infecção ou uma cárie. Nesses casos, o ideal é procurar um dentista.
Nenhum creme dental previne a sensibilidade
Existem cremes dentais específicos para proteger os dentes. Estes produtos auxiliam na criação de uma barreira protetora ao redor da dentina do dente, mas não previnem necessariamente a sensibilidade, atuando mais na redução da sensação.
Verdades
Agora, chegou a hora de saber o que é verdade sobre a sensibilidade!
Água com gás pode aumentar a sensibilidade
Por mais curioso que possa parecer, é verdade: a água com gás pode contribuir para a sensibilidade.
Ao consumir água com gás, o pH da boca se torna mais ácido, interferindo nos processos de remineralização e desmineralização dos dentes — aumentando as chances de sensibilidade.
Escovar os dentes com muita força pode ser uma causa
Ao escovar os dentes com muita força, o esmalte do dente pode ficar desgastado, abrindo chance para uma boca mais sensível.
Clareamento pode causar sensibilidade
As substâncias utilizadas para clarear os dentes podem penetrar no esmalte e alcançar a dentina. Mas, apesar disso, a notícia boa é que essa sensibilidade costuma ser apenas temporária. Ou seja, pode fazer o seu clareamento sem medo!
Mascar chiclete alivia os sintomas
Ao mascar um chiclete, o organismo é estimulado a produzir saliva. A produção da saliva contribui para o processo de remineralização dos dentes, responsável por recuperar os minerais do esmalte que foram perdidos, fazendo com que os sintomas sejam reduzidos.
Investindo na sua saúde bucal
Agora que já sabe alguns mitos e verdade sobre a sensibilidade, pode investir na sua saúde bucal sem medo. A New White conta com diversos produtos que podem trazer vários benefícios para você — desde clareamento, até diminuição do mau hálito, entre tantos outros.
Além disso, para manter a sua saúde bucal em dia, o mais indicado é realizar consultas regulares ao dentista.
Gostou do que viu e quer ler mais sobre esse tema? Confira os artigos do blog da New White sobre sensibilidade e a hipersensibilidade!
Fontes:
https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/mitos-e-verdades-sobre-sensibilidade-nos-dentes/