Sabia que a língua, além de estar relacionada com a fala e o paladar, também apresenta certas características que podem indicar problemas de saúde física?
Pode ser uma cor diferente, uma textura ou uma série de outros sinais. Para entender como a mudança na cor da língua pode refletir a sua saúde geral e indicar a hora de procurar um médico, continue lendo este artigo da New White. Boa leitura!
Afinal, qual a cor ideal da língua?
Geralmente, uma língua de cor rosa-claro é saudável, enquanto uma coloração mais escura pode representar um sinal de alerta. Com o avanço das pesquisas científicas, os especialistas consideram que tem sido cada vez mais possível associar certas tonalidades da língua a alguns problemas de saúde, inclusive o câncer de boca.
Mas essa informação não é tão recente assim. A medicina tradicional chinesa há muito tempo considera a língua como um órgão capaz de refletir um diagnóstico do organismo. No entanto, é importante ter cautela para evitar autodiagnósticos precipitados, certo?
Cores da língua e seus significados
Língua vermelha brilhante
Pode estar relacionada com alguma deficiência nutricional e vitamínica, especialmente se notar que está mais inchada do que o normal. Outra hipótese, é que o vermelho na língua pode significar que o organismo está enfrentando uma febre ou infecção.
Pode ser interessante fazer um exame de sangue para investigar os níveis de minerais como o ferro e a vitamina B12.
Língua roxa
Tons roxos ou azuis podem ter alguma relação com hemorragias, ferimentos ou problemas com a oxigenação sanguínea na língua, incluindo certas doenças cardíacas e pulmonares.
Língua branca
A saburra lingual pode ser identificada como uma superfície esbranquiçada ou opaca. Geralmente, tem relação com:
- placa bacteriana;
- fungos;
- muco ou células descamadas;
- gastrite e outros problemas gastrointestinais;
- infecções.
Avalie como está a sua higiene bucal, dê atenção à limpeza adequada da língua e utilize um raspador de língua para complementar a higienização. Se ainda assim a sua língua está branca, procure um médico, ele pode considerar a possibilidade de infecção por candidíase ou “sapinho”.
Língua marrom
O hábito de fumar, consumir bebidas com café e outros alimentos com corantes pode acumular pigmentos escuros na superfície da língua. Sendo assim, se a sua língua está com manchas pretas, cinzas ou marrons, experimente limpar bem após consumir esses alimentos.
Língua amarela
A língua amarelada pode estar relacionada com a desidratação do corpo, mas é preciso ter muita atenção com problemas mais sérios, como a icterícia, uma doença que afeta o fígado.
Texturas da língua e seus significados
Outros sinais que devem ser observados têm relação com a textura da língua:
- fissuras: são inofensivas geralmente, mas associadas a outros sintomas, podem indicar uma síndrome autoimune (Sjögren);
- manchas brancas ou vermelhas: podem estar relacionadas com alguma lesão, inclusive doenças autoimunes e condições pré-cancerosas;
- caroços: o ideal é procurar um médico para um diagnóstico preciso, por poderem estar relacionados com câncer oral;
- textura áspera: pode significar desidratação e deficiência vitamínica;
- úlceras: também chamadas de aftas, podem surgir devido a várias condições, como estresse, doenças ou herpes oral.
Agora que sabe identificar os principais problemas de saúde na língua, por fim, considere que a higiene bucal é o momento ideal para observar a cor e textura da sua língua, e essa atenção aos possíveis sinais estranhos pode ser decisiva para o seu diagnóstico e tratamento eficaz.
Continue no blog New White, conheça as doenças causadas pela má higiene bucal e saiba por que adotar o hábito de raspar a língua!