O clareamento dental é um procedimento que ajuda muitas pessoas a recuperar a autoestima e confiança no sorriso. Recomendados para adultos e adolescentes, o tratamento é seguro e pode ser feito em casa, com produtos específicos.
Mas será que esse procedimento pode ser realizado em crianças? Para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto, a New White produziu este artigo com as informações mais importantes sobre o tema. Boa leitura!
A importância da boa higiene bucal
A higiene bucal é indispensável em todas as fases da vida, e na infância isso não é diferente, mesmo na época dos dentes de leite.
Em alguns casos, a coloração mais escura dos dentes da criança pode ser causada por fluorose infantil. É uma condição que gera manchas opacas, esbranquiçadas ou amareladas nos dentes, causada pelo uso excessivo de produtos com flúor.
Nessas situações, é importante consultar um dentista, que irá avaliar o nível das manchas e o melhor tratamento para cada caso.
Além dessa condição, algumas crianças podem ter dentes mais amarelados, normalmente causados por um excesso de alimentos industrializados e com corantes. Buscar uma alimentação mais saudável, diminuindo a ingestão de refrigerantes, doces e outras comidas ultraprocessadas pode prevenir esses problemas.
Essa coloração escura também pode significar que os dentes não estão sendo bem escovados, causando o acúmulo de placa bacteriana, que fica manchada por resíduos de alimentos presos na boca.
Afinal, crianças podem fazer clareamento dental?
Não! Apesar de ser um procedimento seguro e não invasivo, o clareamento dental não é indicado para crianças.
Isso porque a recomendação é esperar todos os dentes permanentes estarem totalmente desenvolvidos e com as raízes formadas. Não há uma idade exata para isso, mas a dentição permanente costuma estar completa em torno dos 14 ou 15 anos — ou seja, o clareamento é liberado para adolescentes.
O motivo para essa limitação é que os agentes químicos utilizados no procedimento, como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, podem ser fortes demais para os dentes infantis.
Além disso, crianças tendem a ter maior chance de sofrer com a sensibilidade dos dentes, o que pode causar desconforto e dor durante o clareamento. Com as crianças menores, existe ainda o risco de ingestão dos produtos usados no tratamento, cujo uso é apenas tópico — ou seja, externo, não podendo ser engolido.
Por isso, o primeiro passo é redobrar os cuidados com a higiene bucal. Mesmo na infância, a escovação no mínimo 3 vezes ao dia e o uso de fio dental diariamente são indispensáveis.
Para manter os dentes mais limpos e brancos, o Enxaguante Bucal New White é uma ótima opção! Sua fórmula com ingredientes naturais remineraliza o esmalte dos dentes e também ajuda a combater a sensibilidade.
Agora que você sabe tudo sobre o clareamento dental em crianças, continue no blog da New White e leia mais sobre como evitar cáries!